Colégio Invenções

O Invenções iniciou suas atividades em outubro de 1981.

Sua fundadora, Nádia Padilha, sentindo a necessidade de um espaço que complementasse a educação formal oferecida pelas escolas a seus filhos, pensou e criou o Invenções – Arte, Criatividade e Recreação. Uma escola de Arte para crianças de 4 a 10 anos, na Rua Bartira, 591, em Perdizes.

Era um espaço alternativo, nascido para fazer Arte! Em pouco tempo muitas mudanças ocorreram na história desse espaço que acabara de nascer… Em busca do lugar ideal, surge outra casa na Rua Bartira. A fundadora se ausenta temporariamente de São Paulo, deixando a escola sob outra direção. E, então, em 1983 uma transformação! Nasce o Invenções Pré Escola e Recreação Infantil. Finalmente, em 1984, instala-se em sede própria, na Rua Tanabi, 334, espaço onde funciona até hoje.

Uma casa grande, bem arejada e ensolarada, com árvores, e um amplo espaço externo. Era tudo que precisávamos para colocar em prática nossa filosofia de trabalho que pretendia trazer a idéia do Invenções – Arte, Criatividade e Recreação para o trabalho pedagógico realizado agora na Pré Escola.

O Invenções cresceu, acumulou experiência e trocou saberes na prática educativa. Nossa filosofia de trabalho vinha de encontro com os novos paradigmas da educação e, à medida em que a função social da escola era questionada, nosso trabalho ganhava mais credibilidade e consistência. Sem perder o eixo norteador e o ideal nascido em sua fundação, o Invenções atualizou-se constantemente, e manteve um trabalho onde teoria e prática caminham de maneira bem clara e articulada.

Após 20 anos dedicados à Educação Infantil, novas portas se abriram nessa história. Agora com muita maturidade ideológica, pedagógica e estrutural, o Invenções deu início ao Ensino Fundamental 1, no ano de 2001, para dar continuidade ao trabalho desenvolvido na Educação Infantil, na formação de cidadãos críticos, criativos e autônomos.

Hoje, o Invenções é uma escola que faz parte da história de vida de muitas pessoas que por aqui passaram. Temos muito orgulho de saber que contribuímos significativamente para a formação das crianças que tiveram suas vidas e famílias atreladas à nossa história, e para o enriquecimento profissional de todos os educadores, colaboradores e parceiros que estiveram conosco. O Invenções continua trocando saberes e contribuindo socialmente para a formação dos nossos cidadãos!

Quem-somos